terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

COMANDANTE FIDEL SAI DE CENA




O dia de 19 de fevereiro ficou marcado pela renúncia do Líder Cubano, Fidel Castro. Após 49 anos de comando firme da nação, aos 81 anos, Fidel se diz incapaz de continuar comandando aquele pais, pois já não tem mais o vigor físico e não goza de boa saúde como antes, o que influenciou decisivamente na sua tomada de decisão.

Fidel Castro assumiu o comando de Cuba em 1959, após tirar do poder o então presidente general Fulgêncio Batista, numa revolução de cunho nacionalista e socialista.

Em razão das idéias comunistas de Fidel e de seus companheiros Ernesto Che Guevara e Raul Castro, esse último seu irmão mais novo, Cuba se torna aliada da União Soviética em razão de terem em comum o sistema Socialista. Ao mesmo tempo em que Cuba conquistava um forte aliado ganhava também um poderoso inimigo, os Estados Unidos.

Mesmo diante da disparidade de poderio entre os dois paises, e mesmo com o fim do socialismo no continente europeu, época em que Cuba deixou de receber os investimentos da União Soviética, o presidente Fidel Castro não se rendeu a força dos Estados Unidos, o que lhe faz ser um dos líderes mais respeitados e admirados do mundo.

Nenhum comentário: